Coachella, Lollapalooza, Rock In Rio: Confira quem são os artistas brasileiros que já passaram por esses festivais

Muitos brasileiros já participaram de grandes festivais internacionais. Saiba quais:

Por Giovanna Moretti, Estagiária do Núcleo de Mídias Digitais

Publicado em: 20/05/2024
Última atualização: 20/05/2024 - 14h34

Compartilhe:
Imagem de capa - Coachella, Lollapalooza, Rock In Rio: Confira quem são os artistas brasileiros que já passaram por esses festivais

Foto: Divulgação

Os festivais distribuídos pelo mundo se tornaram destinos populares para os brasileiros, abrangendo diversos gêneros musicais. E com a retomada de eventos ao vivo logo após as restrições da pandemia de COVID-19, em 2022, os brasileiros marcaram presença significativa em muitos desses shows pelo mundo.

A lista a seguir reúne um compilado de artistas que já se apresentaram em festivais internacionais, veja os grandes nomes:

via GIPHY

Coachella

Coachella, considerado um dos festivais de música e artes mais prestigiados do mundo, destaca-se por sua capacidade de reunir um elenco diversificado de artistas a cada edição. Localizado no deserto da Califórnia, o evento é um caldeirão cultural que oferece aos participantes uma mistura eclética de músicas de diferentes gêneros. Dentro desse cenário, artistas brasileiros também têm encontrado espaço para mostrar seus talentos, levando para o festival um pouco da riqueza musical do Brasil.

Ludmilla (2024)

Começando por uma apresentação fresquinha que ocorreu recentemente: Ludmilla se apresentou no festival nos dias 14 e 21 de abril. A cantora, foi a primeira afro-latina a se apresentar no palco principal do evento, e deu o que falar na internet. Além de ter sido anunciada pela voz de Beyoncé antes de seu show, a artista teve “boom” de buscas nos Estados Unidos após Coachella.

Logo após seu show, seu nome e sua música “Piña Colada”, em parceria com Ryan Castro, passaram a ficar em alta.

Anitta (2022)

Anitta entregou tudo durante sua performance no evento em 2022, marcando um momento histórico para a música brasileira no cenário internacional. Seu repertório abraçou o reggaeton, pop e o emblemático funk brasileiro e transportou a audiência direto para comunidades do Brasil, por meio de um cenário que recriava uma favela.

Além disso, a cantora contou com a participação especial do icônico Snoop Dogg, trazendo destaques adicionais para suas músicas e entrou no palco de moto, abalando tudo e todos.

 

Pabllo Vittar (2022)

Pablo fez historia ao subir no palco do Coachella em 2022, como primeira drag queen a se apresentar no festival. A diva ficou entre os assuntos mais comentados do “X” após repercutir na imprensa internacional e celebrar sua estreia nos palcos do maior festival de música pop dos Estados Unidos.

E não para por aí! Vittar foi elogiada por seu repertório dançante e a performance eletrizante nos palcos do evento, pela revista norte-americana, Billboard:

Foto: Reprodução/ Twitter (Pabllo Vittar)

Aqui ela fez o próprio nome! 🙌

Seu Jorge (2006)

Apesar de não ter registros, Seu Jorge foi o primeiro brasileiro a se apresentar no festival! Na época o cantor já era reconhecido internacionalmente por suas músicas. Que moral hein!

Foto: Reprodução/Instagram

Lollapalooza

Originário dos Estados Unidos, o festival se expandiu globalmente, ganhando edições em vários países. O Lollapalooza tem se destacado por apresentar um leque diversificado de gêneros musicais, abrangendo desde o rock até o hip-hop, passando pela música eletrônica e pop. Essa diversidade musical proporciona uma oportunidade única para os talentos nacionais.

Artistas brasileiros, das mais variadas vertentes musicais, têm encontrado no Lollapalooza um espaço valioso para apresentar suas obras a um público amplo e diversificado, muitas vezes compartilhando o line-up com grandes nomes da música internacional.

Foto: Divulgação

Pabllo Vittar (2022)

Pabllo além de ter feito barulho nos palcos do Coachella, a artista brasileira também teve a oportunidade de levar a galera a delírio no Lollapalooza Argentina, surpreendendo os fãs com seus hits e coreografias! Dias antes ela havia se apresentado no mesmo festival, porém no Chile, com direito a samba e tudo mais! No mesmo ano a rainha dos hits também teve seu momento de brilhar no Lolla Brasil!

Foto: Reprodução/Instagram

Xamã (2024)

No dia 23 de março de 2024, Xamã esteve presente nos palcos do Lollapalooza. O cantor já tem quatro discos de sucesso na carreira, interpreta Damião em “Renascer” e foi parar nos trending topics do “X”, antigo twitter, ao se apresentar no festival! O cantor foi do rap ao R&B com uma abordagem alinhada às tendências predominantes entre os artistas do mesmo gênero nos Estados Unidos.

Luísa Sonza (2024)

Com homenagem a Chico Buarque, com uma versão de “Folhetim”, a cantora lotou a frente do Palco Samsung do Lollapalooza. Sua apresentação aconteceu seis meses após seu termino com Chico Moedas, o que gerou grande visualização para o seu álbum “Escândalo Íntimo”, com destaque para a música “Chico”.

Além disso, a artista se destacou por incorporar cenários rurais e vestimentas com elementos típicos do estilo country, trazendo uma atmosfera campestre charmosa para o espetáculo, algo que foi habilmente empregado como um dos pontos altos de sua apresentação.

Gilberto Gil (2024)

Com uma voz envolvente que transita com facilidade entre tons baixos e altos, além de uma banda que executa seus arranjos à perfeição, Gilbero Gil se provou mais uma vez como um dos melhores cantores da cena musical brasileira. Mantendo tudo em harmonia, o artista conduziu o espetáculo, dando destaque a seus instrumentistas na faixa título de seu álbum de 1979.

Foto: Lollapalooza/Divulgação

Rock In Rio

Apesar de ter sido criado no Brasil, em 1985, o Rock In Rio é um dos maiores festivais de música do mundo. O festival rapidamente ganhou projeção internacional, estendendo suas raízes para outras cidades ao redor do mundo como Lisboa, Madrid e Las Vegas.

Vindo desde as suas primeiras edições, o festival tem aberto espaço para a música brasileira brilhar nas suas várias facetas. Ícones como Gilberto Gil, Paralamas do Sucesso e Barão Vermelho foram alguns dos nomes que marcaram presença na edição inaugural, colocando o rock e a música popular brasileira em destaque. Ao longo dos anos, a lista de artistas brasileiros que se apresentaram no Rock in Rio continuou a crescer.

Foto: Reprodução/Instagram

João Gomes (2022)

João Gomes foi o primeiro cantor de piseiro a cantar no Rock in Rio. Ele se apresentou logo após Justin Bieber no Palco Mundo, encantando a audiência com uma seleção de seus maiores sucessos como, “Dengo” e “Meu pedaço de pecado”. Durante sua apresentação, João ainda fez uma homenagem a Luiz Gonzaga, dizendo: “Tudo isso se deve ao nosso rei… Um dia ele abriu as portas pra nós […] cantando simples e cantando histórias do nosso lugar”.

Foto: Governo da Bahia

Iza (2022)

Tornando-se a primeira brasileira negra a se apresentar no palco principal do festival, a cantora entregou um espetáculo grandioso, acompanhado de uma estrutura de tirar o fôlego e um setlist composto por sucessos aclamados como “Pesadão”, “Gueto”, “Ginga” – este último apresentado em um remix inédito de “Andar com Fé” de Gilberto Gil, além de “Meu Talismã”.

Os Paralamas do Sucesso (1985 e 2019)

Entre todas as atrações brasileiras do Rock in Rio, Os Paralamas se destacaram como a banda que mais evoluiu após o evento. É importante notar que a maioria dos artistas escalados tinha forte ligação com a Música Popular Brasileira (MPB), diferentemente de outras bandas de rock presentes no festival. Algumas dessas bandas acabaram se dissolvendo, como a Blitz, enquanto outras, como Kid Abelha e Barão Vermelho, enfrentaram a saída de membros significativos logo após sua participação no evento.

Foto: Instagram/ Reprodução

Rock in Rio Lisboa (2022)

O evento ganhou destaque com performances de artistas nacionais, como Ivete Sangalo, que atraiu o maior número de espectadores do ano para a televisão portuguesa. A banda Jovem Dionísio também fez sua estreia no festival, fazendo sucesso com o viral “Acorda Pedrinho” que se espalhou pelas redes sociais. E Iza brilhou no palco com um visual lindo de morrer. Já Anitta, assim como no Coachella, abriu seu show entrando de moto no palco. O cenário não foi muito diferente do outro festival, mas sua família estava toda presente no evento dessa vez. Os familiares, incluindo os mais próximos, fizeram parte do espetáculo no sucesso “Rave de Favela”.

Foto: Divulgação

Leia também:

Notícias relacionadas

Como grandes nomes da música brasileira mantêm o sucesso sem depender do lançamento frequente de álbuns.

Virada Cultural atrai 4,5 milhões de pessoas - Veja os momentos de destaque do evento

O que as composições brasileiras escondem por trás de seus versos?

AO VIVO - GAZETA FM - 88.1A Primeira

Já, já você vai ouvir...

Pedir Música