Músicas que Fizeram História nas Novelas Brasileiras

Compartilhe:
“Mande notícias do mundo de lá, diz quem fica”… Com certeza você já se pegou cantando essa e outras músicas que foram abertura de novelas brasileiras e que grudaram na sua cabeça como chiclete! 
Por Giovanna Moretti, Estagiária do Núcleo de Mídias Digitais

Foto: Divulgação

Desde os primórdios da televisão brasileira, as novelas têm desempenhado um papel fundamental na cultura do país. Além das histórias envolventes e dos personagens marcantes, as trilhas sonoras desempenham um papel significativo na construção da atmosfera de cada trama. Ao longo das décadas, várias músicas se tornaram verdadeiros símbolos das novelas, marcando épocas e deixando marcas na memória dos telespectadores.

A verdade é que essa é uma das melhores maneiras de fazer uma música ficar nacionalmente conhecida, pois acabam caindo no gosto popular!

Por isso, vamos relembrar algumas dessas músicas que fizeram história nas novelas brasileiras:

Vem Dançar Com Tudo (Kuduro) – Avenida Brasil

Foto: Estevam Avellar / TV Globo/Divulgação

A novela “Avenida Brasil”, exibida em 2012, marcou época com sua trama envolvente e seus personagens icônicos. A música “Vem Dançar Com Tudo”, de Robson Moura e Lino Krizz, não deixava ningêm parado com o “Oi, Oi, Oi”. Logo, tornou-se um verdadeiro hino da novela e conquistou o público com seu ritmo envolvente.

Admirável Novo Gado” – O Rei do Gado

“Ê ô vida de gado! Povo marcado, ê! Povo feliz!”

Foto: TV Globo / Divulgação

Agora, nós temos que concordar que essa foi uma das aberturas mais atemporais e marcantes já criada! O Rei do Gado, lançado nos anos 90 ganhou como trilha a canção “Admirável Novo Gado”, de Zé Ramalho. Ainda assim, já ganhou diversas reprises e desde então o som é considerado um clássico na MPB.

“Agora só falta você” – Malhação Sonhos

Foto: TV Globo / Divulgação

Na temporada de Malhação intitulada “Sonhos”, exibida em 2015, a música de abertura foi o hit “Agora Só Falta Você”, de Rita Lee, ganhando uma nova versão cantada pela roqueira Pitty. A canção se tornou um sucesso instantâneo.

“Segundo Sol” – Segundo Sol

Foto: João Miguel Júnior / TV Globo/Divulgação

A novela “Segundo Sol”, exibida em 2018, trouxe em sua trilha sonora a icônica música de mesmo nome, na voz da saudosa Cassia Eller. A música composta originalmente por Nando Reis ganhou uma repaginada para abertura da novela, remixada pelo BaianaSystem.

“Encontros e Despedidas” – Senhora do Destino

Foto: Reprodução/Globo / Via ego.globo.com

Exibida originalmente em 2004, a novela ganhou reprise em 2023. A música “Encontros e Despedidas”, na voz de Maria Rita, conquistou o público e o que não faltava nas redes sociais eram as trends com a trilha da novela.

“Sulamericano” – Um lugar ao sol

Foto: Fabio Rocha / TV Globo/Divulgação

Por fim, a novela “Um Lugar ao Sol”, exibida em 2021, a música “Sulamericano”, foi uma parceria do grupo BaianaSystem, assim como a abertura de “Segundo Sol”, com o músico francês Manu Chao, se destacou como tema de abertura. A trilha sonora da novela, que também incluiu nomes como Zizi Possi, Gilberto Gil, Titãs, Roberto Carlos e Angela Ro Ro, contribuiu para criar a atmosfera única da trama, transportando os telespectadores para o universo dos personagens.

Assim, essas são apenas algumas das músicas que fizeram história nas novelas brasileiras, demonstrando o poder da música em marcar épocas na televisão do país.

Agora conta pra gente, qual abertura é inesquecível para você?

Relacionados

Notícias
Herança musical de Marília Mendonça ganha luz com lançamento de músicas inéditas
Notícias
5 filmes que todo fã de música precisa assistir
Notícias
As transformações musicais de Ludmilla: De MC Beyoncé a ícone pop

AO VIVO - GAZETA FM - 88.1 A Primeira

Já, já você vai ouvir

Pedir Música