Descubra as parcerias musicais de Ana Castela que destacam sua versatilidade no cenário agronejo.
Por Giovanna Moretti, Estagiária do Núcleo de Mídias Digitais
Publicado em: 16/07/2024
Última atualização: 24/07/2024 - 10h15
Com apenas 20 anos, Ana Castela tem encantado cada vez mais fãs e se mantido no topo das paradas musicais. Durante a pandemia, ela começou a gravar covers para as redes sociais e, aos poucos, conquistou o público no TikTok e no YouTube. Mas foi em 2022 que a cantora explodiu nas redes sociais.
Ana Flávia, frequentemente visitava a fazenda de seus avós em Sete Quedas, na fronteira com o Paraguai. Foi lá que ela gravou um vídeo caseiro cantando “Vaqueiro Apaixonado”, do cantor Loubet. O vídeo viralizou, e Ana ganhou um reconhecimento que impulsionou sua carreira artística.
Desde então, Ana Castela tem lançado uma série de singles em colaboração com outros artistas. Seu gênero principal é o agronejo, mas recentemente a boiadeira vem explorando o funk, o pop e até mesmo o eletrônico. Cada lançamento é um novo sucesso, solidificando seu lugar na cena musical brasileira.
Agora, vamos explorar como Ana tem demonstrado sua versatilidade através dessas colaborações, que não apenas a mantêm no topo das paradas, mas também consolidam sua carreira musical.
Após confirmar sua participação no “Poesia Acústica 16”, Ana Flávia tem sido muito comentada na internet, compartilhando nas redes sociais que isso representa a realização de um sonho para ela.
A boiadeira é a primeira artista sertaneja a participar do projeto Poesia Acústica. Tradicionalmente dedicado ao rap brasileiro desde sua criação, o projeto abriu portas para a cantora. Após a gravação do “Poesia Acústica 16”, Ana Castela respondeu perguntas para Billboard, e afirmou ser fã do projeto há muito tempo:
Sou fã do Poesia há muito tempo, bem antes de cantar. É a realização de um sonho.
Ver essa foto no Instagram
Todavia, Ana Castela também é um dos nomes por trás do projeto Fazendinha Session, uma iniciativa do escritório Agroplay. Inspirado pelo sucesso do Poesia Acústica, este projeto já lançou três edições que acumulam mais de 80 milhões de visualizações. Além dos artistas do próprio escritório, as gravações também contam com participações especiais de outros músicos.
Aos 19 anos, Ana gravou “Sinônimos”, um clássico com Chitãozinho e Xororó, que se tornou a música de abertura da novela “Terra e Paixão”.
Em 2023, Ana fechou o ano com chave de ouro cantando “Solteiro Forçado” e “Como Vai Você” ao lado do Rei Roberto Carlos. Logo após impressionar Roberto ao puxar a canção “Como Vai Você, gravado em 1972 , pelo cantor, ela ganhou diversos elogios do público e agradeceu pelo carinho, afirmando ter “vencido na vida”.
Em abril, foi gravado o DVD “Herança Boiadeira” em Londrina, o álbum mais recente da artista. O projeto faz referência às raízes do sertanejo tradicional e para fazer isso da melhor forma, Ana recebeu nomes que fizeram história no gênero. Entre eles Perla Paraguaya, Jayne, Paula Fernandes, Eduardo Costa e outros.
Em 2023 a última parte do DVD “Boiadeira Internacional”, foi lançada em um dos momentos mais marcantes da carreira de Ana Castela. Dentre as inéditas, a música “Lua” se destaca por unir diferentes gêneros musicais. A canção, que conta com as colaborações de Alok e Hungria, apresenta o melhor do hip-hop, sertanejo e eletrônico. O clipe acompanha a faixa e surpreendeu o público com essa nova mistura de estilos.
No ano seguinte, Ana Castela lançou single com o cantor mexicano Gabito Ballesteros para fazer jus ao título “Boiadeira Internacional”, visto que faltava a participação de um artista estrangeiro na discografia da cantora. O single se chama “Saudade” e a gravação de composição é de autoria de Mateus Félix, Léo Souzza, Vinicius Poeta, Lucas Medeiros.
Mas não para por aí, Ana também tem colaborado com grandes nomes do sertanejo universitário. Em 2022, ao lado de Israel e Rodolffo, fez parte da faixa do primeiro lançamento do projeto “Let’s Bora“, cantando “Bombonzinho”.
Já esse ano Zé Neto e Cristiano lançou seu novo projeto audiovisual, “Intenso”. Entre elas temos “Foi intenso”, uma parceria com a cantora Ana Castela. Pouco mais de 1 mês após o lançamento da primeira parte do DVD, a dupla alcançou 100 milhões de streams nas plataformas de áudio e mais de 50 milhões de visualizações no YouTube.
Ainda esse ano, o cantor Dilsinho lançou o projeto “Diferentão 2” com a música “Passada de Mão”, e sua parceria de sucesso foi com Ana Castela. Gravada no dia 11 de janeiro, a faixa une pagode e sertanejo de forma envolvente.
Além disso, Ana Castela se mantém no topo do Billboard Brasil Artistas 25 por mais uma semana. Em maio a cantora completou 30 semanas entre os artistas mais ouvidos na Billboard Brasil. Apesar de há um mês, ela ter sido destronada por Wesley Safadão e Simone Mendes, em uma recente atualização, a artista continua a se destacar ao se manter no topo do Billboard Brasil. A cantora atualmente tem sete músicas entre as mais ouvidas do país, segundo o Billboard Brasil Hot 100. Por fim, este feito reafirma a popularidade e o talento de Ana Castela, consolidando-a como uma das artistas mais influentes do cenário musical brasileiro.
AO VIVO - GAZETA FM - 88.1A Primeira
Já, já você vai ouvir...
Pedir Música