10 músicas brasileiras que fizeram sucesso no exterior

Xuxa, Anitta, Michel Teló, Roberto Carlos… são alguns dos cantores que já tiveram suas músicas como hit em outros países.

Por Giovanna Moretti, Estagiária do Núcleo de Mídias Digitais

Publicado em: 18/01/2024
Última atualização: 26/04/2024 - 14h34

Compartilhe:
Imagem de capa - 10 músicas brasileiras que fizeram sucesso no exterior

Foto: Divulgação

As músicas brasileiras fazem muito sucesso no exterior por serem ricas em sua diversidade cultural. Além disso, em sua maioria elas tratam de temas universais, como o amor, a saudade, festa ou a própria felicidade.

Com o aumento das divulgações através das redes sociais elas passaram a ganhar mais repercussão, principalmente aquelas que contam com artistas influentes no cenário internacional. 

Muitos artistas brasileiros têm conseguido reconhecimento no exterior através dessas plataformas, alcançando novos públicos e conquistando fãs em diferentes países. Desse modo, nosso país tornou-se uma grande casa de hits que fazem sucesso mundialmente.  

Confira a lista das 10 músicas brasileiras que já fizeram sucesso no exterior: 

1 — Xuxa — “Ilariê”

 

A canção escrita para os baixinhos foi lançada em 1988 e após fazer sucesso em alguns países a música foi gravada em inglês e espanhol pela própria Xuxa. Hoje existem mais de 80 versões da música espalhadas pelo mundo, incluindo uma banda da Islândia que fez o hit viralizar, lotando seus shows.

 

2 — Munhoz e Mariano — Camaro Amarelo  

 

Em 2013, a dupla Munhoz e Mariano fez sucesso nos Estados Unidos com a música Camaro Amarelo, lançada em 2012, chegando a receber o prêmio internacional de Melhor Show do Brasil nos EUA na categoria dupla. Na época a canção passou a ocupar o primeiro lugar no ranking de músicas do Youtube Brasil, visto em mais de 160 países.  

 

3 — Michel Teló — Ai se eu te pego

 

“Ai se eu te pego” estourou na gringa quando o jogador Cristiano Ronaldo comemorou um gol fazendo a coreografia da música. Depois disso, vendeu mais de 7 milhões de cópias pagas pelo mundo inteiro, ganhando mais duas versões, em espanhol e inglês, cantadas pelo próprio Michel Teló. Mas antes de bombar lá fora, a música foi regravada por várias bandas de forró do Nordeste, gerando grande repercussão do som no Brasil.  

 

4 — Gusttavo Lima — Balada Boa

 

Ao lançar em 2011 a música logo explodiu em todas as rádios sertanejas do Brasil. Em 2012 Gusttavo Lima gravou uma versão da música com o jogador Neymar e lançou em todas as plataformas digitais. Foi assim que virou hit nacional e internacional, aparecendo em diversas paradas musicais no exterior, entrando no Top 50 de mais de 20 países, ocupando o Top 10 da Latin Pop Song da Billboard por várias semanas. 

De acordo com Marcelo Soares, diretor geral da Som Livre, em entrevista divulgada pela Billboard: 

Ai Se Eu Te Pego” e “Balada” foram dois hits que lançaram próximos um do outro e ambos se tornaram grandes sucessos no Brasil e na Argentina. No YouTube, há vários vídeos de “Balada” que facilmente totalizam mais de 100 milhões de visualizações, incluindo um carregado na página de Lima há quase um ano que acumulou mais de 31 milhões de visualizações e um com Lima e Neymar se apresentando ao vivo.

Toda a conexão com o futebol tem sido importante para ajudar a espalhar os hits mais rapidamente pelo mundo.

5 — Tom Jobim — Garota de Ipanema

 

O clássico de Tom Jobim, é conhecido por ser a canção mais bem sucedida do exterior. Foi regravada por diversos cantores, porém a versão que viralizou foi feita pela parceria entre Tom Jobim e Frank Sinatra. Além disso, alcançou o quinto lugar no Hot 100 da Billboard e o Grammy de Melhor Gravação em 1964. 

 

6 — Anitta — Girl From Rio

 

Quem disse que as músicas brasileiras não chegariam no Top 40 das rádios americanas?

“Girl From Rio”, além de misturar trap e bossa nova, ainda carrega a melodia de “Garota de Ipanema” no som. Como resultado, Anitta chegou ao Top 40 das rádios americanas, passando a ser a mais pedida. Hoje a cantora é muito reconhecida no exterior, fazendo sucesso com suas músicas independente da língua em que canta.  

 

7 —Alok — Hear me now

 

Lançada pelo Dj Alok com participações do brasileiro Bruno Martini e do Norte Americano Zeeba, a música foi gravada em inglês, entrando nas paradas musicais de diversos países. Afinal, Alok foi o primeiro brasileiro a ter uma música com mais de 100 milhões de reproduções no Spotify e hoje faz sucesso pelo mundo inteiro com suas músicas e shows repletos de detalhes visuais e sensoriais.  

 

8 — Jorge Ben Jor — Mas, que  nada

 

“Mas, que nada” foi o primeiro sucesso de Jorge Ben Jor ficando muito conhecida no Brasil em 1963. Foi o próprio cantor que resolveu ir para os Estados Unidos divulgar seu som, fazendo shows em clubes e universidade, chegou em quarto lugar na parada Adult Contemporanyda Billboard gerando um ótimo desempenho para a música. Logo após, em 2006 o grupo Black Eyed Peas regravou o som com o cantor Sérgio Mendes, chegando a ser trilha sonora do filme Rio, produzido pela 20th Century Fox Animation. 

 

9 — João Bosco e Vinícius — Chora, me liga

 

“Chora, me liga” foi por dois anos a música mais executada no Brasil e passou a ser muito conhecida em diversos lugares do mundo, principalmente em países latinos. Foi gravada não só por artistas colombianos, como também venezuelanos, peruanos e argentinos e ficou muito famosa, tocando em rádios, lojas, bares e até mesmo em pistas de dança. 

 

10 — Roberto Carlos — Amigo 

 

Conhecido como “O Rei”, Roberto Carlos conquista corações desde 1970, sendo muito reconhecido no mundo inteiro. Já fez diversas turnês internacionais e parcerias com inúmeros cantores de diferentes países e possui músicas gravadas em vários idiomas. A música “Amigo” feita para seu parceiro musical Erasmo Carlos é uma das melhores canções latinas já feitas, segundo a Billboard. Aliás, o site divulgou em 2020 uma lista com as 50 melhores canções latinas de todos os tempos para celebrar o mês da herança latina. 

 

Curtiu saber quais são as músicas brasileiras que fizeram sucesso no exterior? Fique ligado nas redes sociais da Gazeta FM para não perder os melhores conteúdos de hits que estão em alta!

Quer conhecer mais histórias e curiosidades como essa 🤔 ? Acesse nossa página de notícias da Gazeta FM 😃!

Notícias relacionadas

Serenata da GG - Você já está sabendo sobre o álbum de pagode da Gloria Groove?

Playlist 2024 - Confira os principais lançamentos do ano

Como grandes nomes da música brasileira mantêm o sucesso sem depender do lançamento frequente de álbuns.

AO VIVO - GAZETA FM - 88.1A Primeira

Já, já você vai ouvir...

Pedir Música