Ana Castela: da vida no campo ao topo do Brasil
Por Matheus Perez Pinheiro, Estagiário do Núcleo de Mídias Digitais
Publicado em: 27/11/2025
Última atualização: 27/11/2025 - 12h28
Reprodução
Conheça a trajetória de uma das maiores cantoras do país e entenda como Ana Castela saiu da vida no campo e conquistou o topo do Brasil, tornando-se um dos maiores fenômenos da música brasileiras na atualidade.
Quem é Ana Castela?
Nascida em 16 de novembro de 2003, em Amambai (MS), e criada em Sete Quedas, na fronteira com o Paraguai, Ana Flávia Castela, ou popularmente Ana Castela, é hoje um dos principais nomes do sertanejo brasileiro. O contato direto com o ambiente rural marcou sua infância e moldou o estilo que a consagrou como “a Boiadeira”, símbolo do chamado agronejo, vertente que une o sertanejo ao universo do agronegócio e da vida no campo. Durante a pandemia, começou a publicar covers de pop, rap acústico e sertanejo na internet, conquistando os primeiros fãs e chamando atenção de produtores. Em fevereiro de 2021, lançou a música “Boiadeira”, e o apelido virou sua marca registrada. A voz firme, o figurino com chapéu e botas e a temática rural se tornaram marcas registradas da artista.
O estouro de “Pipoco” e vida pessoal
O grande salto veio em 2022, quando Ana lançou “Pipoco”, em parceria com Melody e DJ Chris no Beat. A música tomou conta das plataformas digitais e das redes sociais, alcançando os primeiros lugares nas paradas nacionais. O sucesso consolidou Ana Castela como um dos principais nomes da nova geração do sertanejo. Ana Castela foi a artista mais ouvida no Brasil pelo Spotify em 2023. Ela também foi a dona da música mais ouvida do ano, “Nosso Quadro”.
Já em sua vida pessoal, a cantora Ana Castela viveu um relacionamento com o também cantor Gustavo Mioto, que se tornou público em junho de 2023. A relação foi marcada por diversas reconciliações após o anúncio do término em setembro de 2023, o casal reatou em outubro, mas voltou a se separar em janeiro de 2024. Em maio do mesmo ano, houve nova reaproximação, seguida de um novo rompimento, confirmado no fim de 2024. Em suas declarações, Ana enfatizou que:
“Não houve pivô, traição ou qualquer outra coisa de ruim. Apenas, não estavam no mesmo momento”.
Reprodução/Instagram
Apesar disso, no fim de 2025, a Boiadeira passou a viver um novo capítulo na vida pessoal ao se relacionar com o cantor Zé Felipe, ex-marido da influenciadora Virgínia Fonseca. Os dois vêm se mostrando muito apaixonados, trocando mensagens carinhosas, compartilhando momentos juntos nas redes sociais e divertindo os fãs com cada nova aparição.
Ver essa foto no Instagram
Conquistas e reconhecimento
Com poucos anos de carreira, Ana Castela já coleciona números expressivos. “Pipoco” acumula mais de 219 milhões de reproduções e abriu caminho para outros hits, consolidando seu espaço nas rádios, nas festas agro e nos rodeios. Sem deixar de dialogar com a cultura pop e a linguagem digital. Fez parcerias com diversos nomes reconhecidos da cena nacional, como Simone Mendes, Alok, Hungria, Matheus & Kauan, Zé Felipe e Melody.
Além de “Pipoco” e “Nosso Quadro”, Ana Castela ampliou ainda mais seu repertório de sucessos com faixas como “Solteiro Forçado” e “Roça em Mim”, que reforçam sua identidade de cantora ligada ao universo rural e à linguagem autêntica do agronegócio. Ao longo da sua trajetória, a cantora participou de colaborações marcantes especialmente a parceria com Luan Santana na música “DEJA VU”.
Além disso, vale ressaltar que, nas premiações, Ana Castela conquistou o Grammy Latino de 2024 com o álbum Boiadeira Internacional (Ao Vivo) e voltou a ser indicada em 2025 com o trabalho Let’s Go Rodeo. Nesta edição, porém, ela perdeu o prêmio para a dupla Chitãozinho & Xororó, com o projeto José & Durval. Ainda em 2025, assumiu um papel simbólico ao ser nomeada Embaixadora da 70ª Festa do Peão de Barretos, Se tornando uma das poucas mulheres a ocupar esse posto histórico. Ela realizou um show especial de abertura para a celebração histórica. A cantora também participou da gravação de um DVD comemorativo, o “Herança Boiadeira”, com a participação de ícones da música sertaneja.
Ana Castela se emociona no Grammy Latino 2024 (Foto: Reprodução/ Youtube)
De modo geral, a imagem pública de Ana é fortemente ligada ao campo. Chapéu, jeans, caminhonete e viola compõem o visual da “boiadeira”, que leva a vida rural para os grandes palcos e redes sociais. Sua trajetória, marcada pela simplicidade, é frequentemente destacada em entrevistas e matérias. Mesmo com a fama, a cantora mantém uma postura acessível e próxima dos fãs característica que fortalece sua presença nas redes e ajuda a construir uma marca pessoal de verdade e identificação.
Gostou de conhecer mais sobre a trajetória da cantora Ana Castela? Então, confira outras matérias disponíveis no site da Gazeta FM e mantenha-se sintonizado na Primeira para ficar ligado em diversos assuntos do mundo da música!
Leia também:
Relembre a história de amor de Luan Santana e Jade Magalhães
Violão Autografado Luan Santana