O amor de pai para filho é um sentimento singelo e muito puro. O orgulho e a gratidão se embalam nessas letras, que emocionam seus filhos e fãs.
Por Tiffany Maria, Estagiária do Núcleo de Mídias Digitais
Publicado em: 06/08/2024
Última atualização: 07/08/2024 - 15h02
A arte é capaz de traduzir qualquer sentimento da realidade em algo que possa ser entendido por todos. Entretanto, mesmo quando se trata de entender o amor paterno, ainda é muito difícil de explicar o afeto. No caso desses artistas, eles tentaram e conseguiram! Dentre essas músicas de pai para filho, existem conselhos, expressão de orgulho dos filhos e até demonstração de gratidão aos pequenos.
Ah… a música clássica dos 15 anos de uma garota! Rick escreveu essa música em homenagem à filha, Mônica, que completava a respectiva idade na época. A letra emocionante se desenvolve em uma mensagem do cantor diretamente à herdeira, e reforça o que muitos pais vivem: o sentimento de querer que a filha sempre seja “sua menina”.
Quinze anos faz agora
É de alegria que meus olhos choram
Meu pequeno anjo que agora fascina
Para mim vai ser sempre minha menina
Um dos álbuns mais famosos de Chico Buarque, o “Cotidiano” (1971), carrega essa música tão especial para o cantor. Nela, em apenas três estrofes, ele dedica versos acolhedores para acalmar a filha, Helena.
Dorm’inha pequena
Não vale a pena despertar
Dorm’inha pequena
Não vale a pena despertar
Eu vou sair
Por aí afora
Atrás da aurora
Mais serena
Ferrugem emocionou ainda mais seus fãs quando lançou “Pai de menina”, em 2019. Na letra, o pagodeiro relata a perspectiva do pai à chegada da filha menina, como na frase: “O meu mundo azul foi ficando aos poucos cor de rosa, quando um pedacinho de gente que cabia em minha mão transbordou de amor meu coração”. Hoje, o cantor é pai de três filhas: Júlia, de 13 anos, Sofia, de 6, e Aurora, de 5.
Não quero nem pensar
Quando surgir o assunto namorar
Eu sei que ainda é cedo
Eu juro, dá medo
Mas vou estar contigo
Eu sou teu pai e teu melhor amigo
Um dos maiores compositores românticos do país, Paulo Sérgio também soube escrever sobre o amor paterno. Em “Quero ver você feliz”, ele conversa com o filho, ainda recém-nascido – conforme a interpretação do verso: “Amanhece um dia tão bonito, ouço o seu grito ao me levantar. E percebo: deve estar na hora! Coitadinho, você chora, é hora de mamar”. Além disso, Paulo escreve um tipo de benção pelo futuro do pequeno. Quanto amor, né?
Meu filho Deus que lhe proteja
E onde quer que esteja eu rezo por você
Eu adoro ver você sorrindo
Seu sorriso faz de tudo eu esquecer
Diferente de todas as músicas já citadas, “Conselho de Pai”, de Fernando e Sorocaba, traz um pai arrependido, também aconselhando seu filho. O motivo? Uma traição! O recado é simples: no futuro, honre sua família e ame sua mulher. Nesse sentido, o arrependimento se entorna, também, nas condições de não poder ver mais o herdeiro, por conta do erro com a esposa.
Aprenda com os meus erros
Que até hoje eu sofro demais
Aprenda com os meus erros
Isso é só um conselho de pai
Anteriormente, quando escreveu a música “Filho”, Milton Nascimento não era pai. Apesar disso, no imaginário, dedicou palavras ao seu filho, aconselhando-o sobre o que mais a vida nos pede: viver! O álbum em que a canção está, “Ânima”, foi lançado em 1980, mas foi só em 2017 que ele adotou seu primeiro – e único – herdeiro: Augusto Nascimento.
Vai
Abre as portas do navio
Beba o mar e beba o rio
Viva a vida e viva o tempo
De amar
Quem nunca recebeu conselhos do pai preocupado na adolescência? Foi assim que a filha Creusa do talentoso Cartola teve suas lições dadas pelo pai. “O mundo é um moinho” faz parte do álbum do cantor e é não só cheia de conselhos à Creusa, mas também para os ouvintes.
Preste atenção, querida
Embora eu saiba que estás resolvida
Em cada esquina cai um pouco a tua vida
Em pouco tempo não serás mais o que és
Apesar de muito ser usada em declarações de amor de namorados, Nando Reis escreveu essa canção em homenagem a sua quarta filha, Zoé. “Espatódea” é o nome de uma flor de tons alaranjados, mesma cor dos fios de cabelo da pequena, que hoje tem 24 anos.
Não sei quanto o mundo é bom
Mas ele está melhor
Desde que você chegou
E explicou o mundo pra mim
Gostou? Confira outras matérias no site da Gazeta FM e sintonize nos 88.1 para saber mais sobre o mundo da música e ficar ligado nas novidades!
Leia também:
Novos nomes da música brasileira que prometem bombar ainda em 2024
Thiaguinho traz muita “Sorte” para seus fãs com seu novo álbum
AO VIVO - GAZETA FM - 88.1A Primeira
Já, já você vai ouvir...
Pedir Música